05 agosto 2009

JAPÃO INAUGURA SERVIÇO ON-LINE DE DOAÇÃO PARA POLÍTICO

 

Parece mentira, mas não. Segundo o site G1, o serviço é pra não acontecer doações de empresas para as campanhas políticas clandestinas.

A um mês das eleições, os eleitores japoneses já podem fazer doações políticas on-line, por um novo serviço lançado pela Rakuten Inc., maior empresa varejista de internet do Japão, informou o porta-voz da companhia, Hirotoshi Kato, nesta terça-feira (28).
Inicialmente, 73 políticos - entre defensores da situação e da oposição - se inscreveram para o serviço chamado "Love Japan", que começou esta semana, de olho nas eleições de 30 de agosto, disse o porta-voz.
De acordo com as leis japonesas, os políticos podem aceitar doações de indivíduos, mas não de empresas, que só podem doar para os partidos políticos, em suas seções locais ou em fundos políticos especialmente designados para esse fim.
Nos últimos escândalos de financiamento de campanha ocorridos no país, empresas fizeram uma série de doações ilegais para os políticos. Entre as irregularidades, as empresas chegaram a inflar os salários de seus empregados com o intuito de que esses funcionários repassassem o valor excedente aos políticos como doações individuais. 
Muitos acreditam que, nos Estados Unidos, as doações on-line podem ter ajudado a levar o presidente Barack Obama à Casa Branca. E o governo japonês recebeu bem o novo serviço, acreditando que o "Love Japan" poderá trazer um grande avanço no incentivo a doações individuais no país, segundo informou o porta-voz Takeo Kawamura.

RETIRADO DE : G1 - TECNOLOGIA

0 comentários:

Postar um comentário

  ©PORTAL RDN MIX - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo